quarta-feira, 20 de maio de 2009

Os Forcados

Os Forcados, esses valorosos e corajosos homens que saltam para a arena envergando a jaqueta das ramagens e um barrete verde, que com as mãos vazias, e a alma cheia, executam a difícl arte de pegar os toiros.
É uma arte unica, que so se efectua em portugal (existe também um grupo de forcados no México, e outro em Turlock) e que torna a corrida á portuguesa um espectáculo único, alvo de enormes paixões.
Enquanto os homens estão lá dentro a pegar o toiro, a suas mulheres na bancada rezam para que tudo corra bem. Esta arte única é provavelmente o eixo da festa em Portugal, e só o facto de numa corrida de toiros existir forcados, já é uma boa razão para se ir á festa, pois é uma sorte, de enorme beleza, espetacularidade e de emoção sem limites.
A Pega pode ser efectuada de duas formas: de Caras, na qual um forcado envergando um barrete verde, vai ao centro da praça, e num vistoso cite, chama o toiro...o toiro investe contra ele, o forcado tenta-se fechar os cornos (á córnea) ou ao pescoço (á barbela) enquanto os outros sete forcados (os ajudas), tentam ajudar a imobilizar o toiro, que vem com o forcado da cara a grande velocidade, e com alguma violência, depois um dos ajudas (o rabejador) vai-se agarrar ao rabo do toiro, para o segurar quando o resto do grupo sair da cara do toiro! A pega de Cernelha, é quiçá a forma mais difícil de pegar o toiro...os campinos (outro dos elementos únicos na corrida á portuguesa) soltam cerca de seis cabrestos, e terão a difícil tarefa de encabrestar o toiro, ou seja, de o colocar no meio do jogo de cabrestos, onde apenas dois forcados, vão agarrar o toiro, um forcado agarra-se á cernelha do toiro e o ouro agarra-se ao rabo, os forcados partem para o toiro sem este os ver, e a sorte só fica consumada quando o toiro ficar imobilizado.
Estes valorosos homens que muitas vezes perdem a vida nas arenas, defendendo um dos valores tradicionais da pátria, merecem todo o respeito do mundo, e são fonte de orgulho.
Pena é, que as vezes nem tudo corre bem, o toiro pode dar derrotes com extrema violência, mas os forcados nunca desistem, muitas vezes até ja mal tratados, vão novamente com o sorriso nos lábios, para o meio da arena gritar e bater palmas aos toiros..são estes homens, que realizam a árdua e apaixonante tarefa de pegar toiros, e que fazem da corrida de toiros em Portugal um espectáculo unico no mundo.
Vá á praça, bata palmas, e ofereça flores a esses homens, pois eles merecem!

Aqui estão todos os grupos de forcados amadores existentes no nosso Portugal:

-Académicos de Elvas
-Agualva Cacém
-Alcochete
-Alter do Chão
-Aposento da Chamusca
-Aposento da Moita
-Aposento do Barrete Verde de Alcochete
-Aposento do Montijo
-Arronches
-Aveiras de Cima
-Azambuja
-Caldas da Rainha
-Cascais
-Chamusca
-Coruche
-Elvas
-Évora
-Golegã
-Granja
-Lisboa
-Loures
-Moita
-Monforte
-Montemor
-Montijo
-Moura
-Portalegre
-Porto Alto
-Redondo
-Riachos
-Ribatejo
-Safara
-Salvaterra de Magos
-Santarem
-S. Manços
-S. Marcos
-Tertulia Tauromaquica do Montijo
-Tertulia Tauromaquica Terceirense
-Tomar
-Vila Franca de Xira.

Sem comentários: